O Clitóris é um órgão sensitivo que possui a zona erógena de maior sensibilidade da mulher e tem uma única função: dar prazer. Fica localizado na união dos pequenos lábios superiormente e abaixo do capuz do clitóris. Algumas mulheres apresentam o clitóris com tamanho aumentado, podendo parecer um micropênis. Isso ocorre principalmente em mulheres usuárias de anabolizantes (hormônios masculinos com objetivo do ganho de massa muscular). Apesar do clitóris ter a função de dar prazer, esse aumento exagerado não é saudável, pois pode trazer desconforto para mulher, até mesmo com o contato da roupa.
Sobre a cirurgia no clitóris e o pré-operatório
Indicação da cirurgia
Essa cirurgia é indicada para mulheres que apresentam hipertrofia do clitóris e estão se sentindo incomodadas com a estética e hipersensibilidade, causando sensação de desconforto. Além disso, pode causar constrangimento com o uso de roupas justas e roupas de banho como biquínis. É comum associação desta alteração com flacidez do capuz do clitóris e aumento dos pequenos lábios, podendo ser corrigido no mesmo momento cirúrgico.
Avaliação pré-operatória
A consulta pré-operatória é fundamental para a avaliação global da região íntima. Geralmente a hipertrofia do clitóris está acompanhada de outras alterações como: hipertrofia dos pequenos lábios, flacidez do capuz clitoriano, perda de volume e flacidez dos grandes lábios. Nessa consulta solicitamos os exames pré-operatórios necessários.
Informações sobre a cirurgia
Como é feita a cirurgia
O procedimento é feito em centro cirúrgico com sedação e anestesia local ou raquianestesia. A técnica mais utilizada é a Clitoropexia. Nesse caso realizamos o reposicionamento do clitóris, deixando-o mais “escondido” abaixo do capuz clitoriano. Nessa cirurgia não há cortes no clitóris, somente no capuz. E por isso não há perda da sensibilidade clitoriana. As cicatrizes ficam em regiões de dobras naturais, portanto imperceptíveis.
Alta após a cirurgia
Geralmente operamos de manhã e liberamos no período da tarde. Não há necessidade de acompanhante.
Informações de pós-operatório
Como é o pós-operatório
O pós-operatório não é doloroso. Pode ocorrer apenas desconforto pelo inchaço. Orientamos compressas geladas por 48 horas para diminuição do inchaço. É prescrito medicamentos via oral e creme cicatrizante para uma melhor cicatrização
Cuidados pós-operatório
- Evitar banhos muito quentes, sauna, piscina, rio, mar por 21 dias
- Relações sexuais permitidas após 30 dias
- Atividades físicas, andar de moto, pedalar, cavalgar, permitidos após 30 dias
- Os pontos são internos, com fio absorvível, sem necessidade de retirada de pontos.
- A cicatrização na região íntima é muito boa, geralmente não ficando marcas visíveis .
- Resultado final no terceiro mês, mas com 30 dias já vemos um bom resultado
Retorno ao trabalho
É possível o retorno ao trabalho após 3 dias, desde que não seja trabalho que exija muito esforço físico, como por exemplo trabalho em escritório. Podemos operar na sexta-feira e retornar ao trabalho na segunda-feira, faltando apenas um dia de trabalho.
Principais dúvidas:
No caso da clitoropexia não há cortes no clitóris, portanto não afeta a sensibilidade, podendo ocorrer apenas de forma passageira por conta do inchaço.
Sim, pois a parte interna da vagina não é manipulada durante a cirurgia, mantendo a integridade do hímen.
Geralmente o uso de anabolizantes (hormônios masculinos), porém pode ser genético.
As relações sexuais são permitidas à partir de 30 dias após a cirurgia no clitóris.