O canal vaginal é envolvido por músculos que compõem o assoalho pélvico. Por motivos de enfraquecimento muscular da região, a mulher pode apresentar queixas de frouxidão vaginal. Isso pode levar a constrangimentos durante a relação sexual, como sensação de vagina ‘’larga’’, eliminação de ‘’puns vaginais’’, e também reduzir a sensação de prazer durante a penetração, tanto para mulher quanto para o homem. Isso pode ocorrer devido partos normais, sobrepeso/obesidade ou simplesmente pelo próprio envelhecimento.
Sobre a cirurgia vaginoplastia e o pré-operatório
Essa cirurgia é indicada para mulheres que apresentam frouxidão vaginal decorrente de enfraquecimento muscular da região perineal. A cirurgia consiste na reconstituição da anatomia vulvo-vaginal, aproximando os músculos do períneo, dando a sensação de vagina mais ‘’apertada’’.
Avaliação pré-operatória
A consulta pré-operatória é fundamental para avaliação da paciente de forma integrativa, não somente região intima.
Através do exame ginecológico, avaliamos as alterações anatômicas.
Nessa consulta solicitamos os exames pré-operatórios.
Informações sobre a cirurgia
Como é feita a cirurgia
A cirurgia pode ser realizada dentro do consultório com anestesia local e aparelho de laser em algumas situações de pequenos reparos.
Para cirurgias maiores é necessário realização em centro cirúrgico com o anestesista.
Duração da cirurgia
A duração da cirurgia de vaginoplastia (perineoplastia) costuma ser em torno de 60 a 90 minutos. Podendo demorar mais tempo caso seja associado a outros procedimentos cirúrgicos, como por exemplo cirurgia de pequenos lábios (labioplastia) e cirurgia de capuz (capuzplastia).
Alta após a cirurgia
Caso a cirurgia seja feita na clinica, a paciente é liberada logo após o procedimento. Caso seja feita no hospital, geralmente operamos de manhã e liberamos no período da tarde.
Informações de pós-operatório
Como é o pós-operatório
O pós-operatório não é doloroso. Pode ocorrer apenas desconforto. É normal inchar nos dois primeiros dias, com regressão progressiva a partir do terceiro dia.
Orientamos compressas geladas por 48 horas para diminuição do inchaço e alívio do desconforto. É prescrito medicamentos via oral e creme cicatrizante para acelerar a cicatrização.
Cuidados pós-operatório
É possível retornar as atividade habituais após 15 dias, desde que não tenha grandes esforços. Durante 30 dias sem atividade física. Abstinência sexual 6 semanas.
Principais dúvidas:
A sensibilidade pode ser comprometida nos primeiros meses por conta do edema na região, melhorando após a regressão dele.
Local se for feita dentro do consultório. Raquianestesia (com ou sem sedação) se for feita no hospital.
As relações sexuais são permitidas após 6 semanas da vaginoplastia
As atividades físicas são liberadas à partir de 30 dias da vaginoplastia.
Apesar de raras, pode acontecer hemorragia local, abertura dos pontos, infecção e estreitamento exagerado do canal vaginal.